Maternal II A

 
Prefeitura Municipal de Joinville
Secretaria da Educação
Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato
Diretora: Roseli Maria Antão da Costa.
Auxiliar de direção: Adriana Nascimento Favarin.
Coordenadora pedagógica: Cleide Simone Voelz
Professora: Janete Gonçalves Vieira
Turma: Maternal 2

 

 

 
CONHECENDO OS ANIMAIS

 

 

Joinville, 2014.

PROJETO PEDAGÓGICO: Conhecendo os animais

 
JUSTIFICATIVA:


          Os animais possuem a devida importância no universo infantil, encantam as crianças nas histórias, na vida real, nos filmes e desenhos animados, despertando curiosidades sobre seu habitat, sua forma e alguns desencadeiam medo e emoções, tanto em crianças como em adultos. Assim iremos aprofundar e ampliar o estudo sobre diversos deles, descobrindo seu habitat, sua alimentação, as formas de corpo e classificação com momentos proporcionados pelas professoras de forma lúdica e criativa, assim como também iremos propor visita de pequenos animais de estimação em nossa sala e proporcionar passeios relacionados ao tema.

As conversações, as descobertas, as brincadeiras livres e direcionadas, os relatos dos conhecimentos prévios são momentos ricos na Educação Infantil e proporcionaremos momentos de inteirações e brincadeiras para que isso aconteça.

         As aprendizagens na infância vão além das possibilidades intelectuais, considerando os aspectos da sensibilidade, autonomia, autoestima, raciocínio, socialização, domínio motor, representações simbólicas e múltiplas possibilidades por meio desse projeto, envolveremos todas as possibilidades de aprendizagem respeitando e estimulando o desenvolvimento de cada criança.


SITUAÇÃO PROBLEMA:


No período de adaptação observamos que durante as contações de histórias os animais geraram diversos questionamentos, essas questões nos levaram a uma situação de estudo e pesquisa, onde estimularemos uma postura investigativa incentivando as crianças a quererem saber mais sobre o assunto e descobrirem mais informações sobre os animais explorando cada curiosidade que venha surgir.

 
OBJETIVOS:


Apresentar diversos animais e suas características utilizando desenhos, filmes, documentários, imagens no computador, pesquisas, histórias.

Proporcionar brincadeiras que envolvam diferentes movimentos e elementos da natureza.

Estabelecer parcerias com as famílias para proporcionarmos o contato com alguns animais que poderão visitar o CEI.

Estimular seu fazer artístico, através de desenhos, gravuras, colagens, recorte, modelagem sobre os animais.

Oportunizar o contato com a linguagem oral e escrita explorando diferentes histórias, canções, textos informativos, poesias, listas, escrita espontânea e cartazes sobre os animais.

Estimular a expressão corporal com músicas, teatros e brincadeiras.

Contribuir para o desenvolvimento da linguagem musical explorando sons que os animais produzem e dos seus habitat natural como: sons do mar, da floresta, do vento, da fazenda.

 Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático explorando gráficos, tabelas, quebra cabeças, jogo da memória.

Reconhecer, identificar e valorizar animais e seus habitats naturais;

Relacionar conhecimentos anteriores com as novas experiências e informações sobre os animais;

Participar de variadas situações de comunicação oral;

Interagir e expressar desejos necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral contando suas vivências com animais;

Participar de atividades que integrem música, brincadeiras e movimentos relacionadas aos animais;

Perceber a importância da natureza e do meio ambiente para os animais e para a sociedade.

Participar de atividade com resolução de problemas e jogos que envolvam quantidade, sequência, números, medidas, correspondência relacionados ao tema.

Expressar seu fazer artístico através das atividades propostas sobre os animais;


AÇÕES PREVISTAS:


         Exploraremos esse projeto de diferentes formas, inicialmente através da conversação com as crianças sobre os animais registrando os conhecimentos prévios, após sobre o que elas querem conhecer, suas curiosidades e dúvidas sobre o reino animal. Então partiremos para o desconhecido, o que esses animais comem, onde vivem, reprodução, diferentes espécies entre outros.

         As coleções com textos informativos e livros serão nossos aliados nesse processo de descobertas, no qual trabalharemos com a coleção Animais Incríveis da Editora Gold que traz um relato sobre a natureza e o meio ambiente e informações sobre cada espécie de animal em cada um dos livros como: Aves e Animais Domésticos, Mamíferos, Invertebrados e Peixes, Anfíbios e Répteis. E com a revista Ciência Hoje, que traz curiosidades sobre alguns animais.

Trabalharemos com diferentes áreas do conhecimento, por meio de brincadeiras relacionadas aos animais explorando o movimento, músicas, textos informativos, vídeos de animais reais em seu habitat, imagens, gravuras, pesquisas, passeios, atividades de matemática com resolução de problemas e trabalhos manuais relacionados a arte. Este projeto terá como público alvo crianças de três anos da turma de maternal 2.

 
ESTRATÉGIAS e recursos utilizados:


1. Rodas de conversa sobre os animais realizando um levantamento sobre o conhecimento prévio das crianças, quais os animais conhecidos, nome, onde moram, o que comem.

2. Montar um gráfico junto com as crianças com o nome dos animais que cada um conhece, classificar os animais com suas espécies.

3. Contação de histórias que envolvam animais, utilizar livros da biblioteca.

4. Integração com as famílias, por meio de um questionário que será enviado para casa iremos realizar uma pesquisa sobre os animais que cada criança tem em casa, junto com a pesquisa irão trazer gravuras de animais.

5. Montar um cartaz com as gravuras de animais que as crianças trouxeram.

6. Usar diversas fontes de informações sobre os diferentes animais, conversar sobre o cartaz e assistir a vídeos informativos sobre os animais.

 7. Explorar cada animal partindo dos mais conhecidos, aqueles que as crianças tem em casa e que tem mais contato: cachorro, gato, pintinho, pato, cavalo e coelho.

8. Pesquisar a história de cada animal que for explorado, trazer para as crianças curiosidades, alimentação e habitat.

9. Realizar atividades lúdicas sobre os animais, com cantigas, músicas e brincadeiras como: Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vê; A galinha chocou; O rato está em casa; Coelhinho sai da toca; Essa é a história da serpente; entre outras.

10. Após a pesquisa de cada animal formular com as crianças questões pertinentes que apontem as características de determinado animal.

11. Registrar o conhecimento de diferentes maneiras através da professora como escriba, de trabalho em grupo com cartaz, com foto, com desenhos.

12. Realizar a visita ao Zoobotânico, e a fazenda Rancho Alegre onde as crianças poderão observar os animais em cativeiro e em seu habitat natural.

13. Associar escrita do nome de animais, explorando a letras iniciais de cada nome.

14. Explorar textos informativos sobre os animais abordados, através da leitura feita pelas professoras.

15. Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais.

16. Dramatizar histórias que envolvam animais.

17. Explorar músicas e poesias referentes a animais.

18. Representar animais através da modelagem com argila e massinha.

 
Culminância:


Exposição de fotos, animais de estimação trazidos pelas crianças com explicações sobre suas espécies e raças. E atividades realizadas no decorrer do projeto.


Cronograma

6 meses

 
Avaliação

Será realizada de forma contínua, processual e permanente no decorrer do projeto, através dos relatos das crianças e dos familiares, das observações das professoras, de fotos e registros.

 

Referências bibliográficas

Nenhum comentário: