Prefeitura Municipal de Joinville
Secretaria da Educação
Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato
Diretora:
Roseli Maria Antão da Costa.
Auxiliar
de direção: Adriana Nascimento Favarin.
Coordenadora pedagógica: Cleide Simone Voelz
Professora: Janete
Gonçalves VieiraTurma: Maternal 2
CONHECENDO OS ANIMAIS
Joinville,
2014.
PROJETO
PEDAGÓGICO: Conhecendo os animais
Os
animais possuem a devida importância no universo infantil, encantam as crianças
nas histórias, na vida real, nos filmes e desenhos animados, despertando
curiosidades sobre seu habitat, sua forma e alguns desencadeiam medo e emoções,
tanto em crianças como em adultos. Assim iremos aprofundar e ampliar o estudo
sobre diversos deles, descobrindo seu habitat, sua alimentação, as formas de corpo
e classificação com momentos proporcionados pelas professoras de forma lúdica e
criativa, assim como também iremos propor visita de pequenos animais de
estimação em nossa sala e proporcionar passeios relacionados ao tema.
As
conversações, as descobertas, as brincadeiras livres e direcionadas, os relatos
dos conhecimentos prévios são momentos ricos na Educação Infantil e
proporcionaremos momentos de inteirações e brincadeiras para que isso aconteça.
As aprendizagens na infância vão além
das possibilidades intelectuais, considerando os aspectos da sensibilidade,
autonomia, autoestima, raciocínio, socialização, domínio motor, representações
simbólicas e múltiplas possibilidades por meio desse projeto, envolveremos
todas as possibilidades de aprendizagem respeitando e estimulando o
desenvolvimento de cada criança.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
No
período de adaptação observamos que durante as contações de histórias os
animais geraram diversos questionamentos, essas questões nos levaram a uma
situação de estudo e pesquisa, onde estimularemos uma postura investigativa incentivando
as crianças a quererem saber mais sobre o assunto e descobrirem mais
informações sobre os animais explorando cada curiosidade que venha surgir.
Apresentar diversos animais
e suas características utilizando desenhos, filmes, documentários, imagens no
computador, pesquisas, histórias.
Proporcionar brincadeiras
que envolvam diferentes movimentos e elementos da natureza.
Estabelecer parcerias com as
famílias para proporcionarmos o contato com alguns animais que poderão visitar
o CEI.
Estimular
seu fazer artístico, através de desenhos, gravuras, colagens, recorte,
modelagem sobre os animais.
Oportunizar
o contato com a linguagem oral e escrita explorando diferentes histórias,
canções, textos informativos, poesias, listas, escrita espontânea e cartazes
sobre os animais.
Estimular
a expressão corporal com músicas, teatros e brincadeiras.
Contribuir
para o desenvolvimento da linguagem musical explorando sons que os animais
produzem e dos seus habitat natural como: sons do mar, da floresta, do vento,
da fazenda.
Contribuir para o desenvolvimento do
raciocínio lógico e matemático explorando gráficos, tabelas, quebra cabeças, jogo
da memória.
Reconhecer, identificar e
valorizar animais e seus habitats naturais;
Relacionar conhecimentos
anteriores com as novas experiências e informações sobre os animais;
Participar de variadas
situações de comunicação oral;
Interagir e expressar
desejos necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral contando suas
vivências com animais;
Participar
de atividades que integrem música, brincadeiras e movimentos relacionadas aos
animais;
Perceber
a importância da natureza e do meio ambiente para os animais e para a
sociedade.
Participar
de atividade com resolução de problemas e jogos que envolvam quantidade, sequência,
números, medidas, correspondência relacionados ao tema.
Expressar
seu fazer artístico através das atividades propostas sobre os animais;
AÇÕES
PREVISTAS:
Exploraremos
esse projeto de diferentes formas, inicialmente através da conversação com as
crianças sobre os animais registrando os conhecimentos prévios, após sobre o
que elas querem conhecer, suas curiosidades e dúvidas sobre o reino animal.
Então partiremos para o desconhecido, o que esses animais comem, onde vivem,
reprodução, diferentes espécies entre outros.
As coleções com textos informativos e
livros serão nossos aliados nesse processo de descobertas, no qual
trabalharemos com a coleção Animais Incríveis da Editora Gold
que traz um relato sobre a natureza e o meio ambiente e informações sobre cada
espécie de animal em cada um dos livros como: Aves e Animais Domésticos,
Mamíferos, Invertebrados e Peixes, Anfíbios e Répteis. E com a revista Ciência
Hoje, que traz curiosidades sobre alguns animais.
Trabalharemos
com diferentes áreas do conhecimento, por meio de brincadeiras relacionadas aos
animais explorando o movimento, músicas, textos informativos, vídeos de animais
reais em seu habitat, imagens, gravuras, pesquisas, passeios, atividades de
matemática com resolução de problemas e trabalhos manuais relacionados a arte. Este
projeto terá como público alvo crianças de três anos da turma de maternal 2.
1.
Rodas de conversa sobre os animais realizando um levantamento sobre o
conhecimento prévio das crianças, quais os animais conhecidos, nome, onde
moram, o que comem.
2. Montar
um gráfico junto com as crianças com o nome dos animais que cada um conhece,
classificar os animais com suas espécies.
3. Contação
de histórias que envolvam animais, utilizar livros da biblioteca.
4.
Integração com as famílias, por meio de um questionário que será enviado para
casa iremos realizar uma pesquisa sobre os animais que cada criança tem em casa,
junto com a pesquisa irão trazer gravuras de animais.
5. Montar
um cartaz com as gravuras de animais que as crianças trouxeram.
6. Usar
diversas fontes de informações sobre os diferentes animais, conversar sobre o
cartaz e assistir a vídeos informativos sobre os animais.
7. Explorar cada animal partindo dos mais
conhecidos, aqueles que as crianças tem em casa e que tem mais contato:
cachorro, gato, pintinho, pato, cavalo e coelho.
8. Pesquisar
a história de cada animal que for explorado, trazer para as crianças curiosidades,
alimentação e habitat.
9.
Realizar atividades lúdicas sobre os animais, com cantigas, músicas e
brincadeiras como: Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vê; A galinha
chocou; O rato está em casa; Coelhinho sai da toca; Essa é a história da
serpente; entre outras.
10. Após
a pesquisa de cada animal formular com as crianças questões pertinentes que
apontem as características de determinado animal.
11. Registrar o conhecimento de diferentes
maneiras através da professora como escriba, de trabalho em grupo com cartaz,
com foto, com desenhos.
12.
Realizar a visita ao Zoobotânico, e a fazenda Rancho Alegre onde as crianças poderão
observar os animais em cativeiro e em seu habitat natural.
13. Associar
escrita do nome de animais, explorando a letras iniciais de cada nome.
14. Explorar textos
informativos sobre os animais abordados, através da leitura feita pelas
professoras.
15. Cantar e dramatizar
cantigas envolvendo animais.
16. Dramatizar histórias
que envolvam animais.
17. Explorar músicas e
poesias referentes a animais.
18. Representar animais
através da modelagem com argila e massinha.
Exposição
de fotos, animais de estimação trazidos pelas crianças com explicações sobre
suas espécies e raças. E atividades realizadas no decorrer do projeto.
Cronograma
6 meses
Será
realizada de forma contínua, processual e permanente no decorrer do projeto,
através dos relatos das crianças e dos familiares, das observações das
professoras, de fotos e registros.
Referências bibliográficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário