Maternal I


 Prefeitura Municipal de Joinville
Secretaria de Educação
Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato
Diretora: Roseli Maria Antão da Costa
Auxiliar de Direção: Adriana Nascimento Favarin
Coordenadora Pedagógica: Cleide Simone Voelz
Professora: Josandra Maria Rodrigues Silveira Souza
 Auxiliares:    Elaine Sobral Bonfim Ferreira
                        Rosangela Aparecida da Silva Mendes
Turma: Maternal 1
“CONSTRUINDO UM
MUNDO MAIS MUSICAL”

Joinville/2015
SITUAÇÃO PROBLEMA

  Este projeto  se originou de uma situação problema onde a turma do Maternal 1 está muito acostumada com um repertório musical um pouco restrito  e desta forma aumentar seu repertório musical e fazer descobertas sobre os mais diferentes sons que estão a nossa volta contribuirá de forma significativa para que seus conhecimentos se tornem mais amplos de uma forma bastante prazerosa.


JUSTIFICATIVA
Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada na ludicidade a  Musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
Frequentemente a música é considerada mera distração, quando na realidade, ela é a expressão mais íntima de todos nós. As atividades artísticas constituem formas do indivíduo evidenciar suas emoções e exercer seu
pensamento. A música acaba se destacando como uma dessas artes, estimulando o impulso vital, a inteligência, a vontade, a imaginação criadora, a sensibilidade e o amor, que são as mais importantes atividades psíquicas de todos os seres humanos, ou seja, a maior particularidade da música é unir, harmoniosamente, o conhecimento, a percepção e a ação.
Para aprender música não é necessário ter um talento especial. Isso pertence a todos. E um dos principais deveres do professor é o de assegurar a igualdade de oportunidade para que toda criança tenha acesso à música e ser educado musicalmente, não importando o ambiente sociocultural de origem.
         O envolvimento das crianças com o universo sonoro começa ainda antes do nascimento, pois na fase intrauterina os bebês já convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe, como o sangue que flui nas veias, a respiração e a movimentação dos intestinos. A voz materna também constitui material sonoro especial e referência afetiva para eles.
            A criança é um ser “brincante” e, brincando, faz música, pois assim se relaciona com o mundo que descobre a cada dia. Fazendo música, ela, metaforicamente, “transforma-se em sons”, num permanente exercício: receptiva e curiosa, a criança pesquisa materiais sonoros, “descobre instrumentos”, inventa e imita motivos melódicos e rítmicos e ouve com prazer a música de todos os povos.
           
            No dia a dia da educação infantil brasileira, a música vem atendendo a propósitos diversos, segundo concepções pedagógicas que vigoraram (ou vigoram) em nosso país no decorrer do tempo. Sabe-se que a música é fator importantíssimo na educação infantil, mas a sociedade e neste contexto a própria escola, ainda vêem a música como meio de entretenimento e lazer, e não como uma fonte de formação aos indivíduos. 
A criança aprende de modo singular, a forma como  percebem e se relacionam com os sons, no tempo-espaço, revela o modo como  se relacionam com o mundo que vêm explorando e descobrindo a cada dia. Resta-nos observar e entender essa potencialidade. Esse aprender é próprio de cada sujeito e se manifesta através da interação das crianças frente às indagações que elas mesmas se colocam.
A música pode ser utilizada como elemento sensibilizador e marcador cronológico, auxiliando a criança na construção e organização dos conceitos de tempo e espaço. Por isso, é importante o uso de canções que servem para marcar o início, final ou execução de determinadas tarefas, como hora da história, lanche, higiene etc. Nessas horas, principalmente nos ambientes externos, a música faz com que  a criança se sinta “parte daquele grupo”.
           Ainda hoje, quando a educação infantil, de modo geral redimensionou conceitos, abordagens e modos de atuação, sob a influência de novas pesquisas e teorias pedagógicas percebemos que o trabalho com a linguagem musical avança a passos muito lentos rumo a uma transformação conceitual. Continuamos apenas cantando canções que já vem prontas, batendo o pulso o ritmo etc., quase sempre excluindo a interação com a linguagem musical, que se dá pela exploração, pela pesquisa e criação, pela integração, pela elaboração de hipóteses e comparação de possibilidades, pela ampliação de recursos, respeitando as experiências prévias, a maturidade, a cultura da criança, seus interesses e sua motivação interna e externa.
Com base nesta proposta iremos construir nosso projeto inovando a forma de trabalhar a musica em nossa turma, propondo as crianças novas descobertas, desafios, brincadeiras e atividades lúdicas para desenvolver o conhecimento musical e rítmico entendendo a música como processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar criar e refletir, importando prioritariamente a criança, o sujeito da experiência. Pois como diz Ponso (2014,p.15).
A música é conhecimento, é substância, é algo palpável que está a serviço das demandas que surgem nos projetos de investigação. Como assim, a serviço? Ela por si só não se constitui como um grande campo de investigação? Sim, contudo, aí está a particularidade da proposta. Esta prática propõe que se chegue à música por necessidade, por descoberta ou por interesse coletivo.
É preciso lembrar que a música é linguagem cujo conhecimento se constrói com base em vivências e reflexões orientadas desse modo todos devem ter o direito de cantar, ainda que desafinando Todos devem poder tocar um instrumento, ainda que não tenham naturalmente um senso rítmico fluente e equilibrado, pois as competências musicais desenvolvem-se com as práticas em contextos de respeito, valorização e estímulo a cada criança por meio de propostas que consideram todo o processo e não apenas o produto final.

OBJETIVOS:        

·         Explorar e desfrutar diferentes estilos de música, dança, teatro e demais expressões da cultura corporal.
·         Cantar canções conhecidas e imitar gestos que as acompanhem.
·          Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;
·         Apreciar e seguir ritmos diferentes de músicas e canções com movimentos corporais.
·         Diferenciar som do silêncio, forte do fraco, rápido do lento
·         Imitar diferentes ruídos e sons musicais com objetos e instrumentos.
·         Explorar instrumentos musicais.
·         Acompanhar a execução de obra musicais variadas (clássicas, populares, étnicas, cantadas, instrumentas, folclóricas dentre  outras)
·         Produzir objetos sonoros e musicais
·         Cantar e se expressar musicalmente
·         Explorar o corpo como matéria expressiva na música.
·         Contar histórias utilizando instrumentos musicais.
Desenvolver percepção auditiva e memória musical.

AÇÕES  PREVISTAS:

1- Propor atividades referentes à qualidade do som, percepção, voz e ritmo.
Conhecimentos prévios:
Conversaremos com as crianças questionando-as sobre o que conhecem sobre som  antes de iniciarmos as atividades propostas.

·         Jogo o som das pedras;
·         Jogo de identificação;
·         Som do papel;
·         Brincadeira ruídos familiares;
·         Brincadeira de roda;
2 - Roda de conversa: O que é música?

3- O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido. Sentados na quadra do CEI para analisarmos os sons:
Pessoas conversando;
 Crianças brincando;
 Cachorro latindo;
 Carro;
 Criança gritando, etc...


4 – As mais variadas formas de expressão musical:
·         Músicas da cultura infantil: Acalantos; brincos e parlendas, brinquedos de roda;
·         Canções de nossa MPB;
·          Samba;
·         Maracatu, brasileiro;
·         Jazz;
·         Rock;
·         Valsa;
·         Rap;
·         Músicas clássicas;
·         Mantra;
·         Bolero

5 – Expressão escrita e artística de músicas, parlendas .

6 – Construção de dominó com imagens  de instrumentos musicais.
7 –. Apresentações musicais na instituição com participações especiais.
           
8 - Construção de instrumentos musicais e objetos sonoros. (envolvendo as famílias)

·         Reco-recos;
·         Trompas de conduíte
·         Violões;
·         Chocalhos;
·         Maracás;
·         Paus de chuva;
·         Móbiles sonoros
·         Tambores de bexiga e tecido;
·         Cordofones;
·         Guitarras;
·         Matrácas
·         Kabuletê
·         .
9 - Integrando som e movimento:

·         Mover-se de acordo com o som;
·         O jogo de estátua;
·         O jogo dos animais;
·         Movimentos de locomoção.

10– Jogos de improvisação
·         A brincadeira do rio;
·         Sinal verde, sinal vermelho;
·         O estouro da pipoca;
·         Sol e chuva casamento de viúva.
11- Sonorização de histórias
·         Contar histórias usando a voz, o corpo e ou objetos;
·         Contar histórias usando instrumentos musicais.
12- Exploração de cantigas folclóricas como por exemplo: pombinha branca, prenda minha, eu entrei na roda, fui ao Itororó dentre muitas outras ,através de sua melodia bem como de sua dramatização;

13- Através de cds reconhecer son diversos: porta abrindo ,animais, chuva, trovão, veículos, etc;

14 – Passeio para prestigiar apresentações musicais

CRONOGRAMA:
Duração oito  meses

CULMINÂNCIA:
Visita a loja de instrumentos musicais.
Manuseio de alguns instrumentos musicais.

                                                                                                                    
RECURSOS:

·         Pedras;
·         Papel;
·         Latas;
·         Plástico;
·         Chaves;
·         CDs;
·         DVD;
·         Aparelho de som;
·         Histórias;
·         Instrumentos musicais;
·         Materiais recicláveis;
·         Tinta;
·         Cordões.

AVALIAÇÃO

Na educação infantil a avaliação deve ser processual e  contínua e incidir sobre todo o contexto de aprendizagem levando-se em consideração os processos vivenciados pelas crianças ,resultado de um trabalho intencional do professor.
Ter como base a observação cuidadosa do professor onde o registro sobre cada criança e sobre o grupo será um valioso instrumento de avaliação.

A música é comum a todos. E é só deixando que ela se aflore que poderá ser desenvolvida. Por isso é importante que a instituição e nós professores ofereçamos essa oportunidade as nossas crianças. Assim a música torna-se um elemento próprio à educação, já que é vivida por todos, indistintamente.


REFERÊNCIAS

PONSO,Caroine Cao, Música em Diálogo: Ações Interdisciplinares na Educação Infantil – Porto Alegre,2014