Berçário II

Prefeitura Municipal de Joinville - Secretaria da Educação
Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato
Diretora: Roseli Maria Antão da Costa
Auxiliar de direção: Adriana Nascimento Favarin
Coordenadora pedagógica: Cleide Simone Voelz
Professora: Mônica da Costa Barros Pacheco
Turma: Berçário II

PROJETO “A ARCA DE NOÉ”
(Baseado na obra de Vinícius de Moraes)
 
 “Somos culpados de muitos erros e muitas faltas, mas nosso maior crime é abandonar as crianças, é ser indiferente à fonte de vida. Muitas coisas de que precisamos podem esperar. A criança não pode esperar. Neste momento mesmo seus ossos estão se formando, seu sangue está se formando, seu sangue está se compondo, seus sentidos se desenvolvendo. A ela não podemos responder amanhã. Seu nome é hoje.”
(Da poetisa chilena Gabriela Mistral)
                           
                                                       Problemática

   Com o projeto “Arca de Noé” pretendemos que as crianças tenham mais conhecimento dos animais e a partir dessa vivência respeitar os animais e seu habitat, a natureza.
   A principio daremos mais ênfase ao conhecimento dos seguintes animais:
v  Cachorro, gato, pato, jacaré, vaca, boi, galinha, passarinho, elefante, borboleta, peixe, porco, sapo, cavalo, coelho, ovelha.
   Preocuparemos-nos em fazer de maneira harmoniosa para as crianças. Iremos apresentar o projeto em etapas, primeiro resgatando o conhecimento prévio que as crianças já tenham. 

                                                    Justificativa

         O tema do projeto “Arca de Noé” desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, levando em conta que geralmente já possuem determinado contato com algum animal, principalmente os de estimação.
Na primeira semana de aula, por meio da contação da história “O Som dos Animais”, observou-se o interesse das crianças pelos animais e pelos seus sons. Todas as crianças ficaram atentas e estavam muito felizes por escutar uma narração que tratava desse assunto.
Na segunda semana de aula, a professora Isabel trouxe uma tartaruga na sala para as crianças verem, o réptil foi recebido com muita alegria e entusiasmo. Essa atividade demonstrou como o tema dos animais aguçava a curiosidade das crianças para aprender. Partindo desse pressuposto, resolvemos trabalhar o tema “A arca de Noé”, de Vinícius de Moraes, para inseri-los no mundo da literatura e da música.
Partindo dessa concepção, escolhemos esse projeto para sermos agentes contribuintes da formação integral da criança. Visto que crianças expostas a uma gama ampliada de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliado. Desde que se encontrem em contextos coletivos de qualidade.
Para desenvolvermos um trabalho educacional-pedagógico é preciso entender que a educação infantil é uma prática social. Isso demanda a contribuição das outras áreas do conhecimento fundamentando o nosso trabalho e suscitando a necessidade de sua ligação com o cotidiano.  
                                                                                                                
                                                    Objetivo Geral:

v  Conhecer, identificar, observar vários animais e conhecer tipos de pele de animais.

Objetivos específicos

     Reconhecer os sons de diferentes animais;
     Desenvolver a linguagem oral;
     Reconhecer as imagens de diferentes animais;
     Propiciar o contato com alguns animais;
     Propiciar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e músicas que se relacionem com o tema proposto;
     Desenvolver a expressão corporal;
     Ampliar a coordenação motora;
     Aguçar a percepção auditiva;
     Estimular a percepção visual;
     Introduzir o conhecimento sobre os animais contemplando a literatura, as músicas de Vinícius de Moraes e as brincadeiras cantadas.
     Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
     Utilizar muitas brincadeiras para que a criança aja de forma natural no espaço, proporcionando uma variedade de experiências lúdicas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social das crianças. De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, p.28): “A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o ‘não brincar’”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da


     Linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se...”
     O projeto também irá buscar a ludicidade com o propósito de tornar rico o conhecimento, estimulando o imaginário das crianças.
     Explorar os cinco sentidos para aprimorar o desenvolvimento das crianças, através do tato, olfato, audição, gustação e visão.

Procedimentos
1ª etapa
v  Construção da rotina e da lista de chamada com imagens dos animais. Ao lado do nome de cada criança ficará uma imagem de animal que eles escolheram.
v  Pesquisa junto à família sobre os animais preferidos das crianças;
v  Confeccionar um mural com fotos da criança e seu animal de estimação;
2ª etapa
v  Leitura de histórias sobre os animais;
v  Imitação de sons e gestos observados, relacionando com a identidade de cada animal;
v  Ambiente decorado sobre o tema dos animais com a participação das crianças;
v  Visita de alguns animais à sala;
v  Assistir DVDs sobre animais;
3ª etapa
v  Reconhecimento das gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas, nomeando-os;
v  Confecção de um livro com a impressão das mãos das crianças;
v  Danças e gestos relacionados ao tema dos animais;
v  Folhear revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;
4ª etapa
v  Imitação de animais;
v  Construção de brinquedos com materiais reciclados;
v  Construção de móbiles dos animais com embalagens vazias de lenços umedecidos;
v  Criação de animais feitos com argila, para trabalhar o tato, o olfato e a imaginação.
5ª etapa
v  Passeio ao Parque Zoobotânico
                         
Cronograma
        O projeto será realizado entre os meses de abril e novembro
Recursos

           Fantoches;
           Cenário para apresentação de fantoches;
           Gizão de cera, papel Kraft, tinta guache, pincel, cartolina (cores diversas);
           Avental para contação de história;
           Imagens de animais impressas;
           TNT;
           Areia, vara de pescaria, bacias;
           CD “Arca de Noé” de Vinicius de Morais;
           Livros de histórias infantis;
           CD com som dos animais;
           Materiais reciclados, tais como: embalagens de leite, lenços umedecidos, garrafas.
           Argila

Culminância

         Exposição, no CEI, com todas as atividades realizadas pelas crianças, incluindo imagens, móbiles, brinquedos construídos e músicas aprendidas. Compartilhando com as crianças de outras turmas, com os pais e uns com os outros.

Avaliação

A avaliação far-se-á de forma contínua por meio de fotos e registros semanais percebendo as expressões e reações das crianças diante de tudo que será apresentado a elas.
                       
Referências

WOLF, Celi Terezinha. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil. Indaial: Editora Uniasselvi, 2011.

STEUCK, Cristina Danna. Pedagogia da educação Infantil. Indaial: Editora Uniasselvi, 2013.


MELO, Fabiana Carbonera Malinverni de. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial: Editora Uniasselvi, 2011.