Prefeitura Municipal de Joinville - Secretaria da Educação
Centro de Educação
Infantil Odorico Fortunato
Diretora: Roseli Maria Antão da
Costa
Auxiliar de direção: Adriana Nascimento
Favarin
Coordenadora
pedagógica: Cleide Simone Voelz
Professora: Mônica da Costa Barros Pacheco
Turma: Berçário II
PROJETO “A ARCA
DE NOÉ”
(Baseado na
obra de Vinícius de Moraes)
“Somos culpados de muitos erros e muitas faltas,
mas nosso maior crime é abandonar as crianças, é ser indiferente à fonte de
vida. Muitas coisas de que precisamos podem esperar. A criança não pode
esperar. Neste momento mesmo seus ossos estão se formando, seu sangue está se
formando, seu sangue está se compondo, seus sentidos se desenvolvendo. A ela
não podemos responder amanhã. Seu nome é hoje.”
(Da poetisa chilena Gabriela Mistral)
Problemática
Com o projeto “Arca de Noé” pretendemos que
as crianças tenham mais conhecimento dos animais e a partir dessa vivência
respeitar os animais e seu habitat, a natureza.
A principio daremos mais ênfase ao
conhecimento dos seguintes animais:
v Cachorro,
gato, pato, jacaré, vaca, boi, galinha, passarinho, elefante, borboleta, peixe,
porco, sapo, cavalo, coelho, ovelha.
Preocuparemos-nos em fazer de maneira
harmoniosa para as crianças. Iremos apresentar o projeto em etapas, primeiro
resgatando o conhecimento prévio que as crianças já tenham.
Justificativa
O tema do projeto “Arca de Noé”
desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, levando em conta
que geralmente já possuem determinado contato com algum animal, principalmente
os de estimação.
Na primeira
semana de aula, por meio da contação da história “O Som dos Animais”,
observou-se o interesse das crianças pelos animais e pelos seus sons. Todas as
crianças ficaram atentas e estavam muito felizes por escutar uma narração que
tratava desse assunto.
Na segunda
semana de aula, a professora Isabel trouxe uma tartaruga na sala para as
crianças verem, o réptil foi recebido com muita alegria e entusiasmo. Essa
atividade demonstrou como o tema dos animais aguçava a curiosidade das crianças
para aprender. Partindo desse pressuposto, resolvemos trabalhar o tema “A arca
de Noé”, de Vinícius de Moraes, para inseri-los no mundo da literatura e da
música.
Partindo dessa
concepção, escolhemos esse projeto para sermos agentes contribuintes da
formação integral da criança. Visto que crianças expostas a uma gama ampliada
de possibilidades interativas têm seu universo pessoal de significados ampliado.
Desde que se encontrem em contextos coletivos de qualidade.
Para
desenvolvermos um trabalho educacional-pedagógico é preciso entender que a
educação infantil é uma prática social. Isso demanda a contribuição das outras
áreas do conhecimento fundamentando o nosso trabalho e suscitando a necessidade
de sua ligação com o cotidiano.
Objetivo Geral:
v Conhecer,
identificar, observar vários animais e conhecer tipos de pele de animais.
Objetivos
específicos
▫
Reconhecer
os sons de diferentes animais;
▫
Desenvolver
a linguagem oral;
▫
Reconhecer
as imagens de diferentes animais;
▫
Propiciar
o contato com alguns animais;
▫
Propiciar
a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e
músicas que se relacionem com o tema proposto;
▫
Desenvolver
a expressão corporal;
▫
Ampliar
a coordenação motora;
▫
Aguçar
a percepção auditiva;
▫
Estimular
a percepção visual;
▫
Introduzir o conhecimento sobre os
animais contemplando a literatura, as músicas de Vinícius de Moraes e as brincadeiras
cantadas.
▫
Reconhecer a importância da literatura
infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os
hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é
um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos
de forma prazerosa e significativa.
▫
Utilizar muitas brincadeiras para que
a criança aja de forma natural no espaço, proporcionando uma variedade de
experiências lúdicas fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, motor,
emocional e social das crianças. De acordo com o Referencial Curricular para a
Educação Infantil (1998, p.28): “A brincadeira é uma linguagem infantil que
mantém um vínculo essencial com aquilo que é o ‘não brincar’”. Se a brincadeira
é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca
tenha o domínio da
▫
Linguagem simbólica. Isto quer dizer
que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a
realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se...”
▫
O projeto também irá buscar a
ludicidade com o propósito de tornar rico o conhecimento, estimulando o
imaginário das crianças.
▫
Explorar os cinco sentidos para
aprimorar o desenvolvimento das crianças, através do tato, olfato, audição,
gustação e visão.
Procedimentos
1ª
etapa
v Construção
da rotina e da lista de chamada com imagens dos animais. Ao lado do nome de
cada criança ficará uma imagem de animal que eles escolheram.
v Pesquisa
junto à família sobre os animais preferidos das crianças;
v Confeccionar
um mural com fotos da criança e seu animal de estimação;
2ª
etapa
v Leitura
de histórias sobre os animais;
v Imitação
de sons e gestos observados, relacionando com a identidade de cada animal;
v Ambiente
decorado sobre o tema dos animais com a participação das crianças;
v Visita
de alguns animais à sala;
v Assistir
DVDs sobre animais;
3ª
etapa
v Reconhecimento
das gravuras dos animais trabalhados em livros, revistas, nomeando-os;
v Confecção
de um livro com a impressão das mãos das crianças;
v Danças
e gestos relacionados ao tema dos animais;
v Folhear
revistas para auxiliar as crianças na identificação dos animais;
4ª
etapa
v Imitação
de animais;
v Construção
de brinquedos com materiais reciclados;
v Construção
de móbiles dos animais com embalagens vazias de lenços umedecidos;
v Criação
de animais feitos com argila, para trabalhar o tato, o olfato e a imaginação.
5ª
etapa
v Passeio
ao Parque Zoobotânico
Cronograma
O projeto será realizado entre os meses de
abril e novembro
Recursos
▫
Fantoches;
▫
Cenário para apresentação de
fantoches;
▫
Gizão de cera, papel Kraft, tinta
guache, pincel, cartolina (cores diversas);
▫
Avental para contação de história;
▫
Imagens de animais impressas;
▫
TNT;
▫
Areia, vara de pescaria, bacias;
▫
CD “Arca de Noé” de Vinicius de Morais;
▫
Livros de histórias infantis;
▫
CD com som dos animais;
▫
Materiais reciclados, tais como:
embalagens de leite, lenços umedecidos, garrafas.
▫
Argila
Culminância
Exposição,
no CEI, com todas as atividades realizadas pelas crianças, incluindo imagens, móbiles,
brinquedos construídos e músicas aprendidas. Compartilhando com as crianças de
outras turmas, com os pais e uns com os outros.
Avaliação
A avaliação far-se-á de forma contínua por meio de
fotos e registros semanais percebendo as expressões e reações das crianças
diante de tudo que será apresentado a elas.
Referências
WOLF, Celi Terezinha. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil. Indaial:
Editora Uniasselvi, 2011.
STEUCK, Cristina Danna. Pedagogia da educação Infantil. Indaial: Editora Uniasselvi, 2013.
MELO, Fabiana Carbonera Malinverni de. Lúdico e musicalização na educação
infantil. Indaial: Editora Uniasselvi, 2011.