quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Festa Julina

        
A equipe de funcionários do Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato, no dia 19 de julho de 2013 proporcionou as crianças uma maravilhosa festa julina com apresentações, gincana, brincadeiras: pescaria, jogo de argola, boca do palhaço e muita comilança.
A Festa Julina iniciou já na chegada, as crianças vieram caracterizadas de casa e ao entrarem já foram recepcionadas com músicas caipiras e se como em toda a festa, o lanche foi preparado com comidas típicas da festa, teve paçoca, cachorro quente, choco mole, pé de moloque, suspiro, bala de goma, bolo de milho, amendoim, sorvete seco  e pipoca. E as crianças se deliciaram com a mesa de doces durante todo o dia.
E para animar a festa, nada mais divertido do que danças caipiras, que iniciou com a turma do berçário I que apresentou a música: A História do Bode. Logo em seguida chegou o seu Delegado (Professora Luciana), que participou da apresentação do Berçário II e deixou as crianças encantadas com a música Pai Francisco entrou na roda.
Como em toda boa festa junina não poderia deixar de faltar o casamento caipira, como somente as meninas queriam casar, o maternal I apresentou  a música: Ela encasquetou que quer casar agora.
E a fogueira queimou com a turma do Maternal II que apresentou alegremente a música: A fogueira está queimando.
As cantigas de roda também animaram a festa Junina e as turmas do I Período B e C dançaram a música Com Abobora faz Melão.
Além das danças e cantigas o I Período A, dançou e dramatizou a musica Eita mulher chorona.
Relembrando os tempos da infância o II Período B e o Maternal II B dramatizaram a música: Maria Chiquinha.
Com muita animação, resgatando o folclore e cultura popular brasileira o II Período dançou a tradicional quadrinha e realizou uma magnífica apresentação cultural com cantigas do boi de mamão, do cavalinho, da cabra e da bernuncia que encantou desde os bebês até os adultos.
Como em toda animada festa, tivemos a gincana que mobilizou pais e professores para adquirir brindes e doces típicos nas semanas que antecederam a festa. A turma vencedora da gincana foi o Maternal II A e em segundo lugar o Berçário I e Berçário II que participaram juntos da gincana.
A festa continuou com as brincadeiras caipiras: as crianças pescaram, dançaram, brincaram de jogo da argola e de jogar a bola na boca do palhaço onde ganharam muitos brindes que animou muito mais a festa.
Melhores momentos:




Vivências

Nossa instituição tem um espaço externo bem organizado, o que facilita que as professoras planejem vivências significativas e prazerosas para as crianças de acordo com as Diretrizes Curriculares, tendo como eixos norteadores as interações e brincadeiras. As Crianças do 2º período tem explorado o caminho das sensações, onde vivenciam diversas sensações e emoções. Gostam muito de brincar no gramado sem calçado, jogam futebol, queimada, brincam de pega-pega, rolam na grama, esses momentos são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, pois elas aprendem regras, aprendem a respeitar o espaço do outro, interagem com outras crianças. A participação da família nas vivencias dentro da instituição além de fortalecer os vínculos entre família e CEI, contribuem para que as crianças sintam-se importantes e valorizadas pelas duas partes.  Então propomos várias vivências em que as famílias foram convidadas a participar, como vir ao CEI para ensinar alguma brincadeira que gostavam de brincar quando eram crianças. A mãe de Kalyton (Regina) ensinou a jogar trilha, as crianças ficaram concentradas para aprender a brincar e depois comentavam que gostaram de brincar com esse jogo. A mãe de Joanna (Adriana) ensinou as crianças a brincar com elástico, algo que desafiou a turma, pois essa brincadeira considerada por algumas crianças difícil, mobilizou a turma para que um ajudasse o outro, e logo a turma aprendeu a brincar. 


Projeto: “Aventuras e descobertas sobre a água no país da copa”

O 2º Período está trabalhando com projeto “Aventuras e descobertas sobre a água no país da copa” no qual já realizaram muitas vivências. Dentre elas está o passeio até a praça Prefeito Ivan Rodrigues para que as crianças pudessem participar de uma coletiva da RBS com o repórter Rafael, onde as crianças puderam exercer a cidadania falando o que gostariam que melhorasse no bairro onde vivem. As sugestões foram em torno de melhorias relacionadas a água e qualidade de vida. Kalyton: - na frente da minha casa tinha lixo, eu peguei uma latinha e uma caixa e fiz um brinquedo. As Pessoas não devem jogar lixo na rua porque polui os rios. Geovana: - lá no CEI tem um rio, o mangue e as pessoas jogam lixo lá, não pode sujar o mangue. Suzana: - Eu tenho uma amiga que não vem para o CEI, ela fica na rua, não tem vaga no nosso CEI. João Victor: - Nós queremos uma pista de skate e campinho de futebol com 2 traves e rede. Matheus: - nós brincamos no campinho do lado do CEI, mas não tem rede na trave.

As crianças sentiram-se importantes em poder contribuir com o que aprenderam e auxiliar nas sugestões para melhorias do bairro. Ficaram eufóricas em conhecer um repórter e poder conversar com ele, visto que dentro do projeto já vivenciaram a experiência de serem repórter.